Branding: como fazer a gestão da sua marca

Uma boa gestão da marca é essencial para o seu negócio. No artigo anterior abordamos o que é Branding, e agora vamos falar sobre a sua importância e como fazer uma boa gestão da marca.

O Branding é um conjunto de atividades que estão ligadas a gestão da marca. Dessa forma ele engloba todo o desenvolvimento de criação, posicionamento de mercado e gestão.

A principal função do branding é formar uma identificação da marca com o consumidor. Ele tem o objetivo de criar e despertar sensações criando uma conexão entre o consumidor e a marca.

A importância do Branding para a sua empresa

Quando se cria uma marca é importante definir o seu objetivo, ou seja, o que se vende e como se vende. É comum encontrar marcas que são reconhecidas pela própria marca no mercado, mais que o produto que vende. Você já deve ter ouvido falar a expressão: “Ele só usa roupa de marca.” Muitas marcas consideradas sofisticadas no mercado, fizeram um forte investimento em estratégias de gestão da marca. Dessa forma, você agrega valor a ela, de forma a ser reconhecida no mercado. Hoje, pesquisas demostram que o comportamento do consumidor tende a ir nesse caminho. Muitas pessoas enxergam o valor da marca, isso se torna um desejo e elas não se importam em pagar mais caro pelo produto.

Isso acontece pois o todo o trabalho de gestão da marca deu certo. O consumidor passa a se identificar com a marca. Você já deve ter sentido a sensação de estar pagando mais caro por um produto ou serviço e mesmo assim ficou satisfeito. Isso acontece, pela sensação que o consumidor tem de estar recebendo um produto de qualidade e isso o deixa satisfeito.

Neste exemplo podemos notar uma gestão de marca eficiente. Quando a marca consegue agregar valor aliado a um bom produto ou serviço o consumidor tende a pagar por aquilo.

Quando a marca tem um propósito bem definido, ela agrega valor a sua marca chegando até o consumidor de forma positiva. É importante que o você consiga gerar experiências positivas para o seu cliente.

Muitas empresas trabalham fortemente na gestão da sua marca e entendem a sua importância, principalmente em um mercado que hoje está altamente competitivo. A variedade de produtos e serviços é muito maior do que antigamente. O comportamento do consumidor muda e o mercado precisa acompanhar essa mudança. Por isso cuidar da marca é tão importante quanto apenas ter o produto.

As empresas precisam ter em mente que apenas ter um produto e/ou serviço de qualidade não é suficiente. Empresas de destaque no mercado, conseguem estar sempre no topo de venda em sua maioria por terem feito uma boa gestão de marca. Assim, as pessoas se identificam com a marca, passam a desejar os seus produtos.

É preciso que as empresas entendam que muitas vezes ter apenas um produto com muitas qualidade e vantagens não é suficiente para vendê-lo.

A ideia é simples: quando a marca é forte as pessoas se mostram mais dispostas a consumir seus produtos. Elas enxergar valor nelas.

Como fazer uma boa gestão da marca

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Para fazer uma boa gestão da marca é preciso tornar potencial o seu negócio, criar uma identificação com o cliente, agregando valor a sua marca. Confira algumas dicas de como fazer uma boa gestão da marca:

  • Criação da marca e redesign

Se você está começando, pense na criação da sua marca. Defina como vai ser o logo e toda identidade visual do seu negócio. Pense nas cores, fontes, símbolos, e o que você vai transmitir. Caso já tenha um negócio, analise como a sua marca está, se ela precisa de um redesign ou não.

  • Estratégia: descubra o DNA da marca

A primeira ideia que você deve ter em mente é qual a mensagem que a sua empresa pretende passar. Qual segmento você atua, o que você vende, para quem, qual tipo de produto e serviço e dessa forma definir qual mensagem você pretende passar para o consumidor.

  • Posicionamento: agregue valor a sua marca

Depois de bem definida a mensagem pense na maneira como passar essa mensagem.  Faça uma boa estratégia de comunicação, invista em marketing e passe a mensagem da melhor forma para o consumidor.

Algumas empresas não dão importância para a gestão da marca, pois ela não é uma estratégia a curto prazo e muita gente tem essa ansiedade de pensar a curto prazo.

  • Acompanhamento e resultados

Mas uma boa estratégia e uma gestão da marca bem executava podem gerar bons resultados de forma direta ou indireta. Quando você cria uma marca e atinge um alto nível de solidez no mercado, você logo nota o aumento das vendas e a capacidade de atrair o público para a sua marca e/ou produto.

Quando você cria uma identificação com o consumidor, ele começa a “vestir a camisa” da sua empresa de forma a não somente consumir mais também propagá-la.