O que é Branding?

Você já ouviu falar em Branding? Quando você pensa em um produto ou serviço você lembra de alguma marca? Refrigerante, sabão, macarrão instantâneo, curativos, você logo lembra de quais marcas? Provavelmente em alguns casos você se lembra da marca do produto e não do que realmente ele é.
Isso acontece devido ao valor que a marca agrega, ou seja, essas marcas fizeram um forte trabalho de Branding para serem lembradas na mente do consumidor e se posicionarem no mercado.

Para isso é necessário entender de fato o que é Branding e qual a sua importância para o seu produto ou negócio.
A palavra Branding deriva-se do termo brand, que significa marca em Inglês. O termo Branding consiste em um conjunto de atividades que se destinam a gestão da marca, que envolve desde a criação passando pelo desenvolvimento do projeto até o estudo de posicionamento no mercado e sua gestão.
Em um projeto de Branding, você pode iniciar o processo de criação de uma marca caso não tenha ou fazer um redesign de uma já existente. Muitas marcas passam por uma evolução, após terem feito um estudo são modificadas e é feito um redesign. Algumas marcas como Subway, Walmart, Pão de Açúcar, Audi, Natura, Itaú são exemplos disso.

A gestão da marca envolve tanto o redesign como a posição dela no mercado, seja como uma estratégia de marketing.

Criação da marca

Para começar a criação de uma marca é necessário ter algumas informações, que são coletadas através de um Briefing feito pela agência e respondido pelo cliente.

Neste documento é informado alguns dados como as principais informações da empresa como segmento, tipo de produto ou serviço prestado, concorrentes, objetivos, entre outros.

A partir dos dados coletados é iniciado o processo de pesquisa e estudo para criação do nome, logotipo e identidade visual da empresa.

É importante lembrar que a pesquisa é um fator muito importante para que não haja nomes iguais, muito parecidos, confusos ou de difícil pronúncia, além de ver a sua disponibilidade de registro da marca perante os órgãos responsáveis assim como a verificação do domínio disponível.

A Oranges Comunicação tem um rico portfólio em criação de marcas, onde nós temos como objetivo o comprometimento com a satisfação dos nossos clientes. Temos um extremo cuidado de coletar as informações e um cuidadoso estudo para que se possa efetuar uma boa criação de uma marca. Temos muito orgulho em ter a maioria dos nossos projetos aprovados em uma única apresentação. Confira alguns de nossos trabalhos:

A importância do Branding

Quando fazemos uma marca é preciso estar bem claro a sua importância em relação a identidade visual, os conceitos de sua criação, o que é a empresa e qual a sua relação com a marca, qual a mensagem que a empresa deseja passar além das diretrizes de aplicação que deve levar em conta desde a aplicação em um cartão de visita até uma fachada.

Por isso é fundamental que você entenda e esteja bem claro qual a essência do seu negócio, para que seja definida uma boa estratégia de gestão de marca.

Podemos dizer que a gestão da marca é tão importante que não basta apenas ter um produto e/ou serviços de qualidade é preciso fazer uma boa gestão da marca, ou seja, ela está diretamente ligada ao sucesso da sua empresa e/ou produto.

O resultado deste trabalho vai ser o reconhecimento da marca, o seu bom posicionamento no mercado. Mas para que haja esse reconhecimento é muito importante que esse trabalho seja feito com muita dedicação e eficiência sem desconsiderar a intensa competição que o mercado enfrenta hoje.

Lembre-se que as pessoas não compram de fato o que você vende, mas sim, a maneira como você vende, por isso a importância do Branding.