O que é transformação digital?

A transformação digital é um termo que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos em todos os setores.

O conceito de transformação digital é definido pela reestruturação dos processos de uma empresa para uma cultura digital. O objetivo da reestruturação é tornar a empresa mais produtiva e com melhores resultados.

O foco é fazer com que o digital seja o centro de tudo dentro da empresa, visando a implementação de melhorias.

A transformação digital é um conceito muito presente no mercado atual no qual as empresas tradicionais precisam aderir a esse processo tecnológico a fim de permanecer no mercado.

Você pode acompanhar sobre as novas tecnologias que serão tendência esse ano no nosso post blog: 7 tendencias-para o marketing digital em 2019.

 

Transformação digital para as empresas

transformacao-digital-nas-empresas

 

Para entender melhor precisamos lembrar que as empresas tradicionais são as que mais sofrem com esse processo, uma vez que as mesmas precisam se adaptar às novas tecnologias. Um grande desafio, visto que as empresas tradicionais precisam inserir a cultura tecnológica dentro da empresa. Isso envolve uma mudança de processos, gestão interna e tecnológica.

Através da transformação digital as empresas utilizam os recursos tecnológicos para melhorar o desempenho, acompanhar e analisar comportamentos, oferecer novos serviços e até personalizar o atendimento ao cliente.

Esse conceito é um desafio para as empresas que vai além do departamento de marketing ou tecnologia, a inserção da transformação digital dentro da empresa é um processo também de gestão.

Esse processo requer tempo e atenção, mas se você acha que é somente para as grandes empresas, não é. Hoje a transformação digital precisa ser vista e reconhecida em todos os negócios, seja uma pequena, média ou grande empresa.

Os investimentos andam de acordo com o tamanho da sua empresa e a necessidade de implementação. O importante é que seja feito.

 

Porque sua empresa deve investir em transformação digital?

transformacao-digital

 

Como falado no começo deste artigo, empresas com muitos anos de mercado consideradas mais tradicionais, se não aderiram a esse processo, precisam fazer isso o quanto antes.

O mercado está vivendo uma rápida evolução tecnológica e as empresas precisam se adaptar a essa nova era digital.  

Isso vale para todas as empresas e não somente as empresas que trabalham com marketing ou tecnologia. Todos os setores já estão sentindo essa mudança.

Nos últimos anos houve um aumento significativo dos dispositivos móveis e do acesso a internet, ou seja, as pessoas estão mais conectadas. Dessa forma o seu cliente está mais “presente” na internet do que até fisicamente e isso é uma tendência. As compras online também tiveram um aumento significativo, e o que “se” tem notado é uma mudança de comportamento do consumidor.

O investimento tecnológico já não é mais só uma questão de inovação, é uma questão de sobreviver no mercado e “em meios aos” concorrentes.

Com tanta variedade e fácil acesso a informação o consumidor está cada vez mais exigente. Cada vez mais tem se investido na experiência do usuário, na pesquisa e análise do comportamento do consumidor, no processo de captação de clientes, busca online e processos de venda.

O que devemos lembrar é que uma boa gestão da marca é fundamental para seu negócio, e a tecnologia é uma excelente aliada.

 

Benefícios de investir em transformação digital

Os benefícios que essa transformação digital traz são muitos. A começar com uma variedade de recursos tecnológicos disponíveis que podem melhorar a sua empresa e torná-la mais produtiva.  

Muitas empresas têm usado a tecnologia para otimizar processos internos, usando aplicativos e plataformas operacionais e de gestão, facilitando a comunicação e melhorando a gestão da empresa, o que resulta em melhores resultados.

Outro exemplo é quando se trata da experiência do usuário. Uma preocupação da maioria das empresas que têm investido cada vez mais a fim de torná-la cada vez melhor.

Por fim, vale lembrar que estamos vivendo uma era de inovação tecnológica e que é fundamental para os negócios, para a empresa e para o consumidor nos adaptarmos a ela.